A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais realizou nesta terça-feira, no teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), imóvel na praça da Liberdade que abrigou a antiga sede da AGE-MG, a primeira edição da entrega de sua Challenge Coin, destinada a personalidades que se destacam no exercício de suas funções, atuando com integridade, inovação e contribuindo para uma instituição cada vez mais forte. Veja abaixo o vídeo da abertura do evento.
A solenidade foi conduzida pelo advogado-geral do Estado, Fábio Murilo Nazar, e ocorreu durante o seminário “A convergência entre maturidade institucional e transformação do conhecimento no contexto da inovação”, promovido em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) e patrocinado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Veja abaixo o vídeo da fala do advogado-geral na abertura do evento.
O advogado-geral ressaltou que o fortalecimento dos diálogos e das parcerias interinstitucionais possibilita avanços da advocacia pública em favor dos mineiros: “A colaboração com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público Estadual e do Trabalho, com a Polícia Civil e Militar, com a OAB e com tantas outras entidades, demonstra que a inovação nasce, muitas vezes, da convergência de esforços e da articulação entre diferentes frentes de atuação”.
Nazar reforçou que a AGE “tem se consolidado como um espaço de construção coletiva, onde o conhecimento é continuamente lapidado e compartilhado” e destacou “que a transformação que buscamos não se dá apenas por meio de tecnologias ou metodologias avançadas, mas pela capacidade de aprender com a experiência e agir com responsabilidade”. Neste sentido, enfatizou que “isso só é possível porque contamos com pessoas que caminham em uma mesma direção. Por esse motivo é importante reconhecer e sempre agradecer aqueles se que dispõem a fazer parte desta caminhada”.

O seminário teve como iniciativa o fortalecimento da cultura institucional e a promoção de práticas inovadoras na gestão pública.
O primeiro palestrante foi o professor Marcelo Girade (foto abaixo), CEO da M9GC Gestão Inteligente das Relações, cofundador do Meeting de Negociação, instrutor de negociação e mediação de conflitos em diversas instituições e tribunais. Ele também é professor na FGV-SP (em Negociação e Administração de Conflitos) e nos MBAs Empresarial e Business Law, da Antônio Meneghetti Faculdade. O tema de sua palestra foi “Transformando relações significativas em resultados sustentáveis: a nova fronteira da negociação na administração pública”.

O segundo palestrante foi o capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais Léo Farah (foto abaixo), que também é cientista militar, mestre em engenharia geotécnica e desastres; especialista em gestão de desastres e redução de riscos; líder de Times de Alta Performance. Ele abordou o tema “Especialistas no impossível”.

Challenge Coin da AGE-MG
O seminário foi encerrado com a entrega da Challenge Coin da Advocacia-Geral, instituída pela Resolução AGE n262, de 02.04.2025, como forma de reconhecimento para aqueles que se empenham em favor da instituição e da advocacia pública.
“É neste contexto que celebramos a entrega das Challenge Coins, uma honraria que reconhece a trajetória daqueles que compreendem que servir ao Estado é servir ao cidadão; que praticam a escuta ativa como caminho eficaz para a promoção da Justiça. Os homenageados desta cerimônia são exemplos de como a maturidade institucional se constrói no cotidiano, por meio de escolhas éticas, práticas colaborativas e compromisso com o interesse público”, disse o advogado-geral. (Veja abaixo o discurso completo).


Veja vídeo e fotos dos homenageados:
Juiz Auxiliar da 3º Vice-Presidência do TJMG, JOSÉ RICARDO VÉRAS.

Juíza Auxiliar da Presidência do TJMG, MARCELA MARIA PEREIRA AMARAL NOVAIS.

Promotora de Justiça e coordenadora técnico-jurídica do COMPOR/MPMG, DANIELLE DE GUIMARÃES GERMANO ARLÉ.

Delegado de Polícia e assessor jurídico da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA RESENDE.

Procurador Regional do Trabalho, ARLÉLIO DE CARVALHO LAGE.

Secretário-Geral da OAB/MG, SANDERS BARÃO ALVES AUGUSTO.

Terceiro Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, ROQUE NETO.

Procuradora do Estado CAROLINA COUTO PEREIRA ROQUIM.

Procurador do Estado MARCELO PÁDUA CAVALCANTI.

Procurador do Estado GERSON PEDROSA ABREU.

Procuradora do Estado FERNANDA SARAIVA GOMES STARLING.

Procuradora do Estado TATIANA SALES CÚRCIO FERREIRA.

Procuradora do Estado MARIA CRISTINA CASTRO DINIZ.

Advogado Regional de Direito Sanitário JOÃO LUCAS ALBUQUERQUE DAUD.

Procurador do Estado MARCO TULIO GONÇALVES GANNAM.

Advogada Autárquica FABÍOLA PELUCI MONTEIRO.

Servidora da AGE-MG FLÁVIA APARECIDA HALLEY DE LIMA E SILVA.

Servidora da AGE-MG LAYANE SILVA OLIVEIRA NEIVA.

Servidora da AGE-MG LUISA MIRANDA SCALZO.

Servidora da AGE-MG MARJORIE COSTA DE AVELAR.

Servidora AGE-MG CAMILA LUCAS FIGUEIREDO.

Digite o número referente à função de sua escolha