A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais recebeu uma visita de cortesia, nesta terça-feira, da nova coordenadora do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), do qual a AGE-MG faz parte e que foi implementado, em 2007, para combater a sonegação e fraudes fiscais no Estado.
A coordenadora do Cira, promotora de Justiça Janaína de Andrade Dauro, e os promotores Rodrigo Augusto Fragas de Almeida e Wagner Augusto Moura e Silva foram recebidos pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.
Ele ressaltou a importância da sinergia entre as instituições do Cira e enfatizou a importância do Comitê Interinstitucional no combate à sonegação e fraudes fiscais.
Em maio deste ano, o Cira completará 18 anos. Ao longo de quase duas décadas, a AGE e as demais instituições do Comitê não mediram esforços para recuperar ativos. Apenas em 2024, as ações e operações realizadas pelo Comitê resultaram na recuperação de R$ 2,4 bilhões de impostos que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos.
Reunião
Também participaram do encontro o advogado-geral adjunto para o Consultivo, Wallace Alves dos Santos; a procuradora-chefe da Procuradoria da Dívida Ativa e Assuntos Tributários (PDAT), Maria Clara Teles Terzis Castro; e os procuradores do Estado Claudemiro de Jesus Ladeira, Thiago Elias Mauad de Abreu e Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior.
Além da AGE e do MPMG, também fazem parte do Cira: a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), as polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Existe ainda uma parceria estratégica e fundamental com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Digite o número referente à função de sua escolha