O secretário-geral do Estado, Marcel Dornas Beghini, e o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, foram homenageados com a Medalha do Mérito da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), nesta sexta-feira, pelos relevantes serviços prestados à instituição. A comenda não envolve recurso público; é financiada pela Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas).
A cerimônia foi conduzida pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro. Ele elogiou o compromisso dos agraciados com a administração pública, o empenho em favor de serviços prestados à população mineira e destacou as parcerias entre a AGE, a Secretaria-Geral do Estado e a Polícia Civil.
“Este é um momento de oportunidade para reconhecer trajetórias. Mais do que reconhecer trajetórias, seja no aspecto profissional, seja no da lisura no trato da coisa pública; a opção de todos nós que nos vinculamos ao serviço público, mas também parar um pouco, olhar o retrovisor, o que foi feito, as parcerias que vem sendo concretizadas”, disse Sérgio Pessoa.
Marcel Dornas ressaltou que a comenda tem um significado especial em seu currículo: “A Medalha do Mérito da AGE-MG tem um valor especial pelo fato de eu ser advogado. Receber uma homenagem da nossa advocacia pública, realmente, é um motivo de muita felicidade e honra na vida de qualquer advogado”.
O chefe da Polícia Civil também destacou seu carinho pela AGE: “Tenho pela Advocacia-Geral do Estado o mais profundo espelho, uma consideração enorme. Sempre vi o trabalho da instituição com uma surpresa muito positiva, um trabalho de extrema qualidade que conforta o gestor, seja ele do Poder Executivo e até mesmo do Judiciário, do Tribunal de Contas; afinal, a Advocacia é a Advocacia do Estado como um todo. E bom que Minas Gerais tenha um conjunto de procuradores de tamanho nível, tendo proporcionando ao mundo jurídico pessoas notáveis. Um exemplo de trabalho de enorme grandeza foi o acordo de Brumadinho. A convivência durante a elaboração de atos normativos da Polícia, de consulta, a Advocacia nunca falhou com a Polícia Civil”.
A presidente da Apeminas, procuradora do Estado Célia Cunha Mello, citou o escritor americano Ernest Miller Hemingway (1899-1961), autor de “Por quem os sinos dobram”, no elogio à dedicação dos homenageados com a administração pública: “‘Quem estarás na trincheira ao seu lado? E isso importa? Mais do que a própria guerra’. Então essa medalha é isso, é entendermos que não é às vezes por um resultado imediato buscado, mas é pela parceria, pela identidade que vemos nas condutas, nos atos, no comportamento público de vossas excelências. Essa defesa dos mesmos interesses defendidos pelos procuradores do Estado de Minas Gerais”.
Também participaram da solenidade o advogado-geral para o Consultivo, Wallace Alves dos Santos; o advogado-geral para o Contencioso, Fábio Murilo Nazar; a chefe de Gabinete, procuradora do Estado Ana Paula Muggler Rodarte; e o diretor-geral da AGE, Fernando Xavier dos Santos.
O secretário-geral e o chefe da Polícia Civil receberam a honraria referente ao ano de 2022. Em 14 de dezembro passado, a AGE promoveu a solenidade de entrega da Medalha do Mérito.
Ambos, por motivos particulares, foram agraciados nesta sexta-feira porque não puderam participar naquela data, quando foram homenageados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Durval Ângelo Andrade; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva; a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador do Estado Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior; e o servidor da AGE-MG Silvano Amâncio Braga.
Histórico
A comenda foi instituída pelo Conselho Superior da AGE em 2013, por meio da Deliberação nº 61, e homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública e à instituição ou que contribuíram para o engrandecimento do órgão.
Clique aqui para acesso à lista de homenageados nas edições anteriores.
Digite o número referente à função de sua escolha