O Conselho Superior da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, por meio da Deliberação nº 61, de 2013, instituiu a Medalha do Mérito da AGE-MG, destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública e à instituição ou que contribuíram para o seu engrandecimento.
A comenda é entregue anualmente, em número que não exceda a nove pessoas por ano, acompanhada de diploma, bóton e passador. A concessão da medalha, de acordo com o artigo 4º da Deliberação, é definida pelo Conselho da Medalha, presidido pelo Advogado-Geral e composto pelos membros do Conselho Superior da AGE, pelo presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) e seus dois antecessores.
A primeira edição ocorreu em 2013 e teve apenas um agraciado, o então governador Antônio Augusto Junho Anastasia.
Em 2014, receberam a medalha: Alberto Pinto Coelho Júnior (ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado), José Bonifácio Borges de Andrada (ex-advogado-geral da União e ex-advogado-geral do Estado) e Jalmir Leão Santos (Procurador do Estado).
No ano seguinte, foram agraciados a ex-procuradora-geral Misabel Abreu Machado Derzi e os procuradores Paulo Roberto Lopes Fonseca e João Lúcio Martins Pinto.
Em 2016, o então governador de Minas, Fernando Damata Pimentel; e o então presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e os procuradores do Estado Alberto Guimarães Andrade e Heloiza Saraiva de Abreu, além da servidora administrativa da AGE Deise Carmo de Oliveira Castanheira.
Os contemplados em 2017 foram os procuradores do Estado Marco Antônio Rebelo Romanelli e Lyssandro Norton Siqueira, o então presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), Marcello Terto e Silva; e o então presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Cláudio Couto Terrão; além do servidor administrativo Abelardo Alves do Amaral.
Em 2018, foram condecorados o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) José Edgard Penna Amorin Pereira, o conselheiro do TCE-MG Gilberto Pinto Monteiro Diniz; a Defensora Pública-Geral, Christiane Neves Procópio Malard; o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Rômulo de Carvalho, o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o deputado federal Odair José da Cunha, o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; o Procurador do Estado Jaime Nápoles Villela e o servidor administrativo Emerson Paiva da Silva.
Na edição de 2019 foram condecorados o governador Romeu Zema Neto; o ex-presidente do TJMG Nelson Missias de Morais; o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Célio Andrade Patrus; o Procurador-Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do TCE Mauri José Torres Duarte; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo da Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais Coronel, Giovanne Gomes da Silva; o Procurador do Estado Caio de Carvalho Pereira e a servidora administrativa da AGE Maria Cristina Costa de Assis.
Em 2020, receberam a medalha: o vice-governador de Minas, Paulo Eduardo Rocha Brant; os secretário de Estado Gustavo de Oliveira Barbosa (Fazenda) e Otto Levy (Planejamento e Gestão); a desembargadora do TJMG Mariangela Meyer Pires Faleiro; a diretora-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Luísa Cardoso Barreto; o Defensor Público-Geral, Gério Patrocínio Soares; o Procurador do Estado aposentado e ex-Advogado-Geral do Estado Onofre Alves Batista Júnior; o deputado estadual Dalmo Roberto Ribeiro Silva; e a servidora administrativa da AGE-MG Maria Fernanda Carvalho Ribeiro Loque.
Em 2021, as comendas foram entregues pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes, ao 3° vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Alves Viana, ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ao procurador do Estado Marcelo Cássio Amorim Rebouças e à servidora pública Luciana Lanna de Oliveira.
Em 2022, a solenidade ocorreu em 14 de dezembro. Foram agraciados: o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Durval Ângelo Andrade; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva; a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador do Estado Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior; e o servidor da AGE-MG Silvano Amâncio Braga.
Ainda referente às homenagens em 2022, o secretário-geral do Estado, Marcel Dornas Beghini, e o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, não puderam comparecer na solenidade ocorrida em 14 de dezembro e foram agraciados, posteriormente, em 3 de fevereiro de 2023.
A entrega da Medalha da AGE-MG edição 2023, em 29 de setembro, fez parte das comemorações dos 20 anos da instituição, criada em 11 de julho de 2003 por meio da Emenda à Constituição Mineira nº 56, que unificou a Procuradoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral da Fazenda Estadual.
As seguintes personalidades foram homenageadas:
Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes.
1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa.
Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento.
Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento.
Coordenador Administrativo do Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais, promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira.
Superintendente do Crédito e Cobrança da Secretaria de Estado de Fazenda, Leonardo Guerra Ribeiro.
Procuradora do estado Nilza Aparecida Ramos Nogueira.
Procurador do estado Roney de Oliveira Júnior.
Procurador do estado Luiz Marcelo Carvalho Campos (in memoriam). A medalha foi recebida pela esposa do procurador, senhora Izabela Campos.
Servidor da AGE Sanderson Renato Martins.