O Conselho Superior da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, por meio da Deliberação nº 61, de 2013, instituiu a Medalha do Mérito da AGE-MG, destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública e à instituição ou que contribuíram para o seu engrandecimento.
A comenda é entregue anualmente, em número que não exceda a nove pessoas por ano, acompanhada de diploma, bóton e passador. A concessão da medalha, de acordo com o artigo 4º da Deliberação, é definida pelo Conselho da Medalha, presidido pelo Advogado-Geral e composto pelos membros do Conselho Superior da AGE, pelo presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) e seus dois antecessores.
A primeira edição ocorreu em 2013 e teve apenas um agraciado, o então governador Antônio Augusto Junho Anastasia.
Em 2014, receberam a medalha: Alberto Pinto Coelho Júnior (ex-governador de Minas Gerais e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado), José Bonifácio Borges de Andrada (ex-advogado-geral da União e ex-advogado-geral do Estado) e Jalmir Leão Santos (Procurador do Estado).
No ano seguinte, foram agraciados a ex-procuradora-geral Misabel Abreu Machado Derzi e os procuradores Paulo Roberto Lopes Fonseca e João Lúcio Martins Pinto.
Em 2016, o então governador de Minas, Fernando Damata Pimentel; e o então presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e os procuradores do Estado Alberto Guimarães Andrade e Heloiza Saraiva de Abreu, além da servidora administrativa da AGE Deise Carmo de Oliveira Castanheira.
Os contemplados em 2017 foram os procuradores do Estado Marco Antônio Rebelo Romanelli e Lyssandro Norton Siqueira, o então presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), Marcello Terto e Silva; e o então presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Cláudio Couto Terrão; além do servidor administrativo Abelardo Alves do Amaral.
Em 2018, foram condecorados o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) José Edgard Penna Amorin Pereira, o conselheiro do TCE-MG Gilberto Pinto Monteiro Diniz; a Defensora Pública-Geral, Christiane Neves Procópio Malard; o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Rômulo de Carvalho, o deputado estadual Tadeu Martins Leite, o deputado federal Odair José da Cunha, o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; o Procurador do Estado Jaime Nápoles Villela e o servidor administrativo Emerson Paiva da Silva.


Na edição de 2019 foram condecorados o governador Romeu Zema Neto; o ex-presidente do TJMG Nelson Missias de Morais; o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Célio Andrade Patrus; o Procurador-Geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do TCE Mauri José Torres Duarte; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo da Silva; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais Coronel, Giovanne Gomes da Silva; o Procurador do Estado Caio de Carvalho Pereira e a servidora administrativa da AGE Maria Cristina Costa de Assis.
Em 2020, receberam a medalha: o vice-governador de Minas, Paulo Eduardo Rocha Brant; os secretário de Estado Gustavo de Oliveira Barbosa (Fazenda) e Otto Levy (Planejamento e Gestão); a desembargadora do TJMG Mariangela Meyer Pires Faleiro; a diretora-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Luísa Cardoso Barreto; o Defensor Público-Geral, Gério Patrocínio Soares; o Procurador do Estado aposentado e ex-Advogado-Geral do Estado Onofre Alves Batista Júnior; o deputado estadual Dalmo Roberto Ribeiro Silva; e a servidora administrativa da AGE-MG Maria Fernanda Carvalho Ribeiro Loque.









Em 2021, as comendas foram entregues pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes, ao 3° vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, ao procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Alves Viana, ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ao procurador do Estado Marcelo Cássio Amorim Rebouças e à servidora pública Luciana Lanna de Oliveira.









Em 2022, a solenidade ocorreu em 14 de dezembro. Foram agraciados: o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Durval Ângelo Andrade; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva; a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador do Estado Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior; e o servidor da AGE-MG Silvano Amâncio Braga.









Ainda referente às homenagens em 2022, o secretário-geral do Estado, Marcel Dornas Beghini, e o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, não puderam comparecer na solenidade ocorrida em 14 de dezembro e foram agraciados, posteriormente, em 3 de fevereiro de 2023.


