O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, foi agraciado nesta quinta-feira com a Medalha Santos Dumont. A honraria foi entregue pelo governador Romeu Zema em solenidade na fazenda Cabangu, no município da Zona da Mata batizado em homenagem pai da aviação.
A cerimônia marcou os 150 anos do nascimento de Santos Dumont. Na oportunidade, também foi lançado um selo postal em homenagem a Alberto Santos Dumont.
Em seu discurso, o governador ressaltou a genialidade e a importância da figura de Santos Dumont para os mineiros.
“Há exatamente 150 anos, em um mesmo 20/7, nascia nesta fazenda onde estamos um mineiro que, com sua genialidade, disciplina e persistência, transformou o mundo e colocou definitivamente o Brasil no mapa das grandes invenções. É por sua relevância e pelo orgulho de termos Alberto Santos Dumont como conterrâneo que, todos os anos, Minas Gerais celebra sua existência, homenageando personalidades que contribuíram para melhoria da sociedade mineira com a medalha que leva o nome do inventor do avião. Neste ano, a homenagem se torna ainda mais representativa pela celebração dos 150 anos de nascimento do pai da aviação, motivo que nos levou inclusive a antecipar a data da medalha para podermos celebrarmos no dia do aniversário do inventor”, disse.
Honraria
Criada em 1956, a medalha é uma referência também ao primeiro voo do brasileiro em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). Alberto Santos Dumont foi fundamental para descobertas que o mundo viveu após o advento da aviação.
O local da cerimônia também é simbólico: é o lugar onde nasceu o inventor – agora Museu de Cabangu – e que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador.
Digite o número referente à função de sua escolha