A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Lemes, o 3° vice-presidente do TJMG; desembargador Newton Teixeira Carvalho; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado José Alves Viana, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o procurador do Estado Marcelo Cássio Amorim Rebouças; e a servidora pública Luciana Lanna de Oliveira serão as personalidades homenageadas, em 2021, com a Medalha do Mérito da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais.
A solenidade será no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em 29 de novembro (segunda-feira), a partir das 10h, com as presenças do governador Romeu Zema, agraciado com a comenda em 2019, e outras autoridades. A ministra Cármen Lúcia será a oradora em nome dos agraciados.
A medalha foi instituída pelo Conselho Superior da AGE-MG, por meio da Deliberação nº 61 (2013), e é destinada a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública e à instituição ou que contribuíram para o engrandecimento do órgão.
A comenda é entregue anualmente, em número que não exceda a nove homenageados por ano, acompanhada de diploma, bóton e passador. A concessão da medalha, de acordo com o artigo 4º da Deliberação, é definida pelo Conselho da Medalha, presidido pelo advogado-geral, e composto pelos membros do Conselho Superior do órgão, pelo presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas) e seus dois antecessores.
As comendas são financiadas pela Apeminas, ou seja, não há recurso público investido na fabricação das medalhas, dos diplomas e dos bótons.
Digite o número referente à função de sua escolha