O advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, foi o palestrante do IV Encontro do Conselho Jurídico do Sul de Minas, realizado no Grupo Unis (instituição de ensino superior), em Varginha, nesta quinta-feira. Diante de vários juristas, entre magistrados, professores de Direito e advogados públicos e privados, ele destacou o empenho da AGE-MG para fomentar a cultura da consensualidade (texto continua abaixo da imagem).
“A litigiosidade tem cedido espaço para uma cultura do ambiente do mundo jurídico, que é a do diálogo institucional, a construção de consensos, convergências, o ponto de equilíbrio. Não devemos mais enxergar as diferenças como pontos de não-encontro, como pontos de distanciamento. Ao contrário, devemos buscar por intermédio do diálogo, da interlocução à exaustão, os caminhos de soluções que busquem um consenso na perspectiva de que as partes – que a princípio estariam em pólos de divergência -, na verdade, construam um olhar de empatia”, de construção da solução”, disse Sérgio Pessoa.
O Conselho Jurídico do Sul de Minas reúne renomados magistrados e lideranças regionais na busca pela promoção de estudos jurídicos e debates sobre temas relevantes da área, visando o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.
Digite o número referente à função de sua escolha