Em busca da meta de ampliar cada vez mais a sinergia entre os trabalhos dos Procuradores do Estado em favor da população mineira, a Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) iniciou nesta quinta-feira (17/09) um projeto inovador na história da instituição: reuniões gerenciais com cada uma das oito Advocacias-Regionais (ARE’s) no interior de Minas Gerais e a Assessoria de Representação no Distrito Federal, lançando o Programa Gabinete Itinerante.
Em cada reunião, estarão presentes o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa; a Advogada-Geral Adjunta, Ana Paula Muggler; o Advogado-Geral Adjunto, Luciano Neves; a Procuradora Chefe de Gabinete, Liana Portilho; a Diretora-Geral da instituição, Geralda Affonso; coordenadores do NUT (Núcleo de Uniformização de Teses); o Advogado-Regional e todos os procuradores, advogados autárquicos e representante dos servidores, o Diretor Administrativo, de cada ARE e respectivas seccionais.
Os encontros ocorrerão virtualmente, nesta primeira rodada, em razão das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. A primeira reunião gerencial, ocorrida na manhã desta quinta-feira, foi voltada ao trabalho da ARE Divinópolis.
“A meta é que as reuniões gerenciais ocorram com frequência, pois são necessárias, sobretudo diante de uma pandemia, para que a AGE-MG continue como excelência no atendimento ao Estado de Minas Gerais e, consequentemente, à população mineira. Os encontros, mesmo que virtuais, aproximam os Procuradores do interior e os de Brasília com os que atuam na Capital e fomentam o alinhamento do conhecimento para a construção de teses jurídicas apresentadas pelos Procuradores ao Judiciário”, disse Sérgio Pessoa.
Os encontros ainda ajudam na ampliação do trabalho da AGE e seus Procuradores em prol do Projeto Dejudi, via incentivo da desjudicialização, quando possível, de solução de litígios pela via da consensualidade, com economia de tempo e de recursos públicos.
Também favorece o alinhamento da atuação da AGE no âmbito consultivo, uma das grandes demandas de secretarias e entidades do Estado à instituição.
A rodada de encontros também permite conhecer as particularidades de cada região do Estado atendida pelas AREs. Ao final do primeiro encontro, os Procuradores da ARE Divinópolis elogiaram a iniciativa e destacaram ainda os esforços da instituição pela inovação.
“A reunião reforçou a confiança dos servidores na gestão de excelência da AGE, como instituição de Estado que busca ouvir as regionais. E reforça a importância de pilares como a inovação e a desjudicialização”, concluiu a Advogada-Regional em Divinópolis, Soraia Brito de Queiroz.
Digite o número referente à função de sua escolha