O advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa de Paula Castro, prestigiou a solenidade de posse de novos desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta terça-feira, quando também ocorreu a entrega do Colar do Mérito Judiciário.
Pelo critério de antiguidade, assumiu o cargo Maria Luiza Santana Assunção, que atuará na 13ª Câmara Cível. Pelo quinto constitucional (OAB/MG), Tiago Gomes de Carvalho Pinto e Daniela Villani Bonaccorsi Rodrigues, respectivamente, para a 16ª e 18ª câmaras cíveis. Pelo Ministério Público, Enéias Xavier Gomes e Marcelo de Oliveira Milagres, que vão atuar na 5ª e 9ª câmaras criminais do TJMG.
Maria Luiza Santana Assunção
A cerimônia também contou com a entrega do Colar do Mérito do Judiciário aos empossados, assim como também foram agraciados os desembargadores Delvan Barcelos Júnior, Joemilson Donizetti Lopes e José Luiz de Moura Faleiros, que tomaram posse em 2022 mas que ainda não haviam recebido a honraria.
Durante a cerimônia, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, disse que o relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou um aumento de 16 pontos no grau de confiança da população brasileira no Poder Judiciário em 2020. O resultado atingiu 40% em 2021. Nas palavras do presidente “nosso papel, como magistrados, é atuar diuturnamente para que essa confiança se amplie, por meio de ações concretas que mirem combater a morosidade e a impunidade e que tenham como foco proporcionar uma Justiça cada vez mais qualificada e ágil”.
Participaram do evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Luís Dresch; a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Correa Júnior; a vice-corregedorageral de Justiça, desembargadora Yeda Athias; os ex-presidentes do TJMG, desembargadores Geraldo Augusto de Almeida, Pedro Bitencout Marcondes, Gilson Soares Lemes, Nelson Missias de Morais e Joaquim Herculano Rodrigues; o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, representando o governador Romeu Zema; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o deputado federal Diego Andrade; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octávio Augusto de Nigris Boccalini; o presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo Rodrigues; o defensor público Renan Paulo da Costa Alves; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Rúbio Paulino; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ricardo Marcelo Silva; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros, juiz Luiz Carlos Resende e Santos; além de reitores, professores, profissionais do Direito e parentes dos empossados.
Fonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Digite o número referente à função de sua escolha