Como parte das comemorações dos 25 anos do Centro de Estudos Celso Barbi Filho, que tem origem na Portaria 336 (16.01.1996), o órgão da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais ganhou um novo logotipo.
“Trata-se de uma homenagem a todos que contribuíram, aos longo dessas duas décadas e meia, para o fortalecimento da advocacia pública e pela elevação dos padrões técnicos e científicos dos serviços prestados pela AGE por meio do Centro de Estudos Celso Barbi Filho”, disse o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.
Desde o primeiro semestre de 2021, ainda como parte das comemorações dos 25 anos do Centro Estudos, a equipe de Procuradores e servidores do Celso Barbi Filho iniciou a série de webinários “A advocacia pública e os 5 anos de vigência do CPC”, disponibilizada no site da AGE e no canal do Youtube do órgão.
Texto continua abaixo do vídeo:
“Para este semestre, daremos sequência aos webinários, em diversas temáticas, em parceria com o Fórum Nacional dos Centros de Estudos e Escolas das Procuradorias de Estado (FONACE). A revista da AGE/MG de 2021 também será editada como parte das comemorações. Reiteramos o convite para a remessa de artigos”, registrou o coordenador do Centro de Estudos, Alessandro Henrique Soares Castelo Branco.
CONCEITO DA MARCA COMEMORATIVA E DA REVITALIZAÇÃO
Confira abaixo o artigo da publicitária Carol Salgado
a respeito do novo logotipo do Centro de Estudos:
“A logomarca “Centro de Estudos Celso Barbi Filho” é uma sublogo, ou seja, um subproduto da AGE. Os traços são baseados na logomarca da instituição anterior à atual, a qual ficou vigente até setembro de 2020.
Com a chegada dos 25 anos da criação do Centro de Estudos foi elaborado um marco comemorativo dentro da logo. Essa idade é o marco da prata, portanto, a cor da fonte inserida é cinza. O deslocamento do número “5” em relação ao
alinhamento com o número “2” serve para sugerir movimento, já que a estrutura da marca é mais densa.
A Assessoria de Comunicação Social (ACS) propôs uma revitalização da logo do Centro de Estudos devido à comemoração dos 25 anos. O símbolo vigente está desatualizado por ter como matriz o logo anterior da Advocacia. Sendo assim, a intenção foi atualizá-lo, tendo como norte a nova marca da AGE.
O uso da metade do triângulo da logo introduz o Centro de Estudos como parte da AGE, assim como sintoniza esteticamente com os demais layouts utilizados pela instituição como padronização de imagem.
Conceitualmente, com o intuito de se fazer alusão à leitura e à pesquisa, foi inserido um livro abaixo da metade do triângulo. Esse conjunto geométrico (retângulo e triângulo) proporciona similaridade a uma estrutura de barco o
que, teoricamente, suscita o “navegar”, a experiência de “navegação” que os estudos e pesquisas proporcionam.
Para concluir, os traços retos e simples das formas utilizadas e assim como das fontes não serifadas facilitam a leitura da marca em detrimento de um rebuscamento. Finalmente, as cores dos dizeres “CELSO BARBI FILHO” acompanham as tonalidades da logomarca da AGE, harmonizando os elementos”.
Digite o número referente à função de sua escolha