A colaboração entre a Advocacia-Geral do Estado e o Judiciário para que recuperandos criminais condenados em penas alternativas possam prestar serviços comunitários na manutenção do escritório seccional da AGE-MG em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, completou 5 anos.
A parceria ajuda os recuperandos na ressocialização e favorece a sociedade na medida em que os serviços realizados geram economia ao Estado, possibilitando que o recurso com a manutenção de parte do imóvel da AGE em Pouso Alegre seja destinado a outras finalidades, como no fomento à educação, à saúde e à segurança pública.
“Os recuperando deram outro visual ao escritório seccional, tanto na parte interna quanto na externa. Também ajudam na digitalização de processos, na capina e na jardinagem do imóvel, na lavagem de viaturas da AGE, ou seja, uma quantidade enorme de serviços”, informou o Procurador do Estado Rodrigo Maia Luz, coordenador da unidade.
Reportagem continua abaixo do vídeo. Aproveite e se inscreva no canal da AGE-MG no Youtube.
A parceria entre o escritório seccional e o Judicário começou em 2016, quando o procurador assumiu a coordenação em Pouso Alegre. De lá para cá, dezenas de apenados emprestaram sua força de trabalho à unidade. “Isso só foi possível porque houve engajamento de todos os procuradores e servidores administrativos aqui do escritório. Sem a união de todos os colegas nada disso seria possível”, ressaltou.
“É bom reforçar que estes apenados foram condenadas por pequenos delitos e condenados a pena privativa de liberdade e convertidas a penas restritivas de direito, ou seja, penas alternativas. No caso daqueles condenados a crimes mais graves, a pessoa, por bom comportamento, teve a pena convertida pelo juiz de Execução Penal em prestação de serviço à comunidade. Nunca houve problema algum na unidade. Pelo contrário, apenas benefícios”, disse o coordenador do escritório.
Digite o número referente à função de sua escolha