O advogado autárquico Humberto Gomes Macedo, que também é professor de Direito, é o grande vencedor do prêmio Boas Práticas Ambientais – Doutor Mário Werneck, concedido pela seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) às iniciativas que difundem diretrizes ambientais para que a advocacia exerça suas atividades cotidianas e atue profissionalmente de forma mais sustentável.
Fã do escritor João Guimarães Rosa, Macedo se inspirou no clássico Grande Sertão: Veredas para elaborar o “Projeto Leredas”, junção da conjugação do verbo “ler” com “Veredas”. O projeto consiste em estimular a proteção do meio ambiente e o incentivo à leitura. Dessa forma, crianças que plantam árvores são presenteadas com livros.
O projeto teve início em 2016. De lá para cá, mais de 300 pessoas participaram do Leredas.
O professor explica que todos podem participar do projeto, basta plantar uma árvore (seguindo as normas administrativas das cidades para tanto), tirar uma foto que comprove a ação e publicar nas redes sociais marcando o projeto. Hoje, ele está presente no Facebook e no Instagram.
“Assim que o estudante faz todo o procedimento, entro em contato com ele e o presenteio com um livro, principalmente relacionado à sustentabilidade ambiental. Importante ainda ressaltar que outros professores e amigos colaboram doando livros e também plantando árvores”, comenta Macedo.
“O projeto é muito real e tem grande significado para mim. Com ele estimulamos duas grandes iniciativas, que é a proteção do meio ambiente e o estímulo à leitura”, destaca o advogado autárquico.
Para o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Minas, Henrique Augusto Mourão, “o evento encerrou o triênio de trabalho da Comissão, cheio de desafios por causa da pandemia, mas a entrega deste prêmio celebra a participação efetiva da advocacia mineira nas cadeiras do sistema ambiental do estado de Minas Gerais. Celebrar este prêmio com a participação de iniciativas de todo o estado nos deixam muito felizes e com a sensação de dever cumprido”, enfatizou.
Em segundo, Alan Anísio e em terceiro, Leonardo Pereira Rezende. Também foram entregues certificados aos participantes do projeto e diploma de reconhecimento aos membros da Comissão.
Fontes: OAB-MG e Dom Helder Escola de Direito
Digite o número referente à função de sua escolha