Natural de Pitangui, a Sétima Vila do Ouro, o advogado-geral adjunto para o contencioso, Fábio Murilo Nazar, será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte em solenidade na Câmara Municipal, em 13 de julho próximo, às 19h.
“A homenagem me deixa muito emocionado. Dedico aos meus familiares e a todos da AGE-MG, que me acolheram tão bem desde que deixei Pitangui – que sempre está no meu coração – e me mudei para BH para estudar e realizar o sonho de ser advogado, procurador do Estado e professor. Agradeço o vereador Miltinho CGE pela imensurável homenagem”.
A honraria reconhece “a importância do desempenho de atividades de relevância e de grande interesse público”.
Nazar foi empossado como procurador do Estado, por meio de concurso público, em 2002. Antes de nomeado advogado-geral adjunto, ocupou o cargo de procurador-chefe do Tesouro, Precatórios e Trabalho (PTPT).
Sua equipe, por exemplo, conseguiu negociar o pagamento de vários precatórios que resultaram em economia para o Estado, podendo a diferença do dinheiro ser investida pelo governo em áreas como saúde, educação, segurança pública…
A coordenação do pitanguiense à frente da PTPT da AGE-MG despertou a atenção, em 2021, do ministro Luiz Fux, que na época era o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em abril daquele ano, Luiz Fux nomeou o pitanguiense o primeiro procurador de Estado para o Comitê Nacional do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec), órgão onde ele ainda é membro titular.
A vida jurídica de Fábio Nazar teve início em 1998, quando se graduou em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna. Em 2004, obteve o título de pós-graduação em Direito Público pelo Centro Universitário Newton de Paiva. Em 2009, concluiu o mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos.
Na carreira profissional acadêmica, é advogado e professor da Faculdade de Direito Arnaldo Janssen desde 2003, onde foi coordenador-geral do curso de Direito entre 2012 e 2017. Atualmente, é assessor de Relações Institucionais das Faculdades Arnaldo Janssen.
Foi membro da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), de 2016 a 2018. No mesmo período, foi vice-presidente da Comissão de Direito Civil da OAB-MG.
Recebeu as seguintes comendas: Medalha da Inconfidência, Medalha Santos Dumont, Medalha do Tribunal de Justiça Militar (TJMMG), Medalha do Mérito Legislativo de Pitangui e Medalha do Bravo Guardião (Guarda Civil de BH). É autor de livros jurídicos.
Digite o número referente à função de sua escolha