Com a assinatura do governador Romeu Zema, na última sexta-feira, da ordem do início das obras do Hospital Regional de Divinópolis, na região Centro-Oeste, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) dá continuidade ao projeto de ampliação de leitos hospitalares para desafogar os grandes centros e melhorar a rede de assistência no interior.
O empreendimento será financiado com parte do recurso de R$ 37,68 bilhões do acordo judicial entre o Estado e a Vale, além de outras instituições, homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nos autos da ação civil pública ajuizada pela Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) poucas horas após o rompimento da barragem em Brumadinho.
Além do hospital regional em Divinópolis, o de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, já teve assinada a ordem de início das obras, em outubro de 2022, e também contará com recurso do acordo judicial efetivado na ação civil pública ajuizada pela AGE-MG.
Outros hospitais regionais cujas obras estão em fase de licitação serão financiados pela mesma fonte de recurso: Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora. O de Governador Valadares, com as obras também em fase de licitação, será custeado com recursos do acordo firmado com a Samarco em decorrência do desastre ambiental ocorrido em Mariana, em 2015.
Veja o vídeo dos bastidores da assinatura do acordo do caso Brumadinho. Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube.
Digite o número referente à função de sua escolha