Mais um dia especial para a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais. Nesta quarta-feira, a AGE-MG homenageou com sua Medalha do Mérito, que em 2022 chegou à 10ª edição, personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à advocacia pública e à instituição. A comenda não envolve recurso público, pois é custeada pela Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas).
Foram agraciados o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Durval Ângelo Andrade; o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva; a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o procurador do Estado Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior; e o servidor da AGE-MG Silvano Amâncio Braga.
Outras duas personalidades – o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, e o chefe da Consultoria Técnico-Legislativa, Marcel Dornas Beghini – serão agraciados posteriormente, pois não puderam comparecer à cerimônia, ocorrida no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em razão de compromissos profissionais.
O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, parabenizou os agraciados e elogiou o compromisso dos homenageados com a advocacia pública: “Hoje é um dia feliz e histórico para a AGE, pois temos a oportunidade de homenagear em uma solenidade simples, mas carregada de significados, personalidade que contribuem cada qual em seu mister para a efetivação do interesse público e em prol, entre outros, da concretização, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e que está em nossa constituição: construir uma sociedade livre e justa e solidária”.
Veja no vídeo abaixo o discurso completo do advogado-geral do Estado:
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi o orador entre os agraciados. O magistrado destacou que “as relações entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a AGE-MG têm sido harmônicas e republicanas. E acrescentou que “o diálogo permanente que temos mantido tem feito emergir importantes parcerias”.
Acompanhe no vídeo abaixo o discurso completo do presidente do TJMG:
A Medalha do Mérito da AGE-MG não envolve recurso público; é custeada pela Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais (Apeminas). A presidente da entidade, Célia Cunha Mello, ressaltou o empenho dos agraciados em contribuir com os avanços da advocacia pública em prol da sociedade.
“Vou quebrar um pouco o protocolo porque as homenagens são assim: uma parada nos nossos afazeres para olhar par ao outro. Olhar com empatia, para olhar com olhos de ver. No meio das multidões identificar alguns poucos que fizeram a diferença. Que no caso dessa medalha contribuíram verdadeiramente, dentre as especificidades da sua atuação com os propósitos da advocacia pública. Dentre os quais aqui hoje, destaco, viabilizar políticas públicas, promover o controle da legalidade, combater a corrupção, proteger o meio ambiente, o patrimônio público. Enfim, apresentar resultados. Resultados que cumpram o efeito de melhorar a vida do cidadão mineiro”, disse.
Veja no vídeo o discurso completo da presidente da Apeminas:
Digite o número referente à função de sua escolha