Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) promoverá duas palestras, nos dias 7 e 8 de março, das 8h às 10h, com as psicólogas Cláudia Natividade e Flávia Cristina Soares. A palestra no dia 7, “Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher”, é aberta a todos colaboradores do órgão. A do dia 8, “Protagonismo feminino e autocuidado”, é destinada somente ao público feminino.
O evento busca homenagear as colaboradoras do órgão, promover o diálogo e a reflexão sobre a autoestima no ambiente de trabalho e na vida privada e proporcionar conhecimento sobre violência contra o sexo feminino e ferramentas para lidar com a situação.
As palestras ocorrerão no auditório do 4º andar da sede, em Belo Horizonte. Há 85 lugares disponíveis e as inscrições poderão ser feitas nos links que serão enviados por email institucional Também haverá transmissão pelo aplicativo Teams. Os links para as palestras também serão enviados via e-mail institucional.
No dia 7, a psicóloga Cláudia Natividade (veja currículo abaixo) irá ministrar a palestra “Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher”. Serão indicados os tipos de violência contra a mulher, como identificá-los e orientações para ajuda. Ela abordará a importância da cultura de respeito às mulheres, com a quebra de estereótipos e estigmas.
Além disso, destacará que a prevenção da violência contra a mulher é essencial para construir uma sociedade mais justa e apresentará boas práticas de como os homens podem e devem se juntar às lutas por igualdade e equidade de direitos.
No dia 8, a psicóloga Flávia Cristina Soares (veja currículo abaixo) irá proferir a palestra “Protagonismo feminino e autocuidado”. Ela irá discutir sobre a fundamentação do tema, emoções, autoconfiança e autosseguranca. Também apresentará estratégias de enfrentamento para buscar uma boa relação consigo mesma.
QUEM SÃO AS PALESTRANTES:
Cláudia Natividade
Psicóloga (1989) pela FUMEC, especialista em psicologia social (2018), mestre (2006) e doutora (2012) em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa de “Análise do Discurso e do Texto” da Faculdade de Letras de UFMG. Atualmente é gerente do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres, equipamento do estado de Minas Gerais especializado no atendimento psicossocial de mulheres em situação de violência e professora do curso de psicologia da Faculdade Arnaldo. Atua na clínica particular e foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais por duas gestões (2013 -2016 e 2016-2019) no qual coordenou o “CREPOP – Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas”, a “Comissão Psicologia e Juventudes” e a “Comissão Mulheres e Questões de Gênero”. Dentro do sistema conselho já ocupou a presidência (2016-2017) e a Comissão de Ética (2013 a 2015). É sócio fundadora do Instituto Albam no qual criou e coordenou o programa de intervenção psicossocial voltado para atendimento em grupo de homens autores de violência doméstica contra mulheres. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, relações de gênero, masculinidade e violência.
Flávia Cristina Soares
Possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2003), especialização em Gestão Social pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora de Saúde Mental dos cursos de especialização do Grupo Ser Educacional, coordenadora do curso de pós-graduação da Universidade de Ensino e Aprendizagem de Viçosa e professora de Psicologia da UNA Linha Verde. Possui interesse nas seguintes áreas: psicopatologia, intervenções em saúde mental, políticas em saúde mental, técnicas psicoterápicas, gênero, raça e sexualidade, terapia cognitivo comportamental, psicologia social e clínica.
Digite o número referente à função de sua escolha