A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), por meio de seu Escritório Seccional em Pouso Alegre, vinculado à Advocacia Regional em Varginha, lançou a 1ª Gincana do Saber, destinada a estagiários da unidade e que envolve a participação de procuradores do estado e servidores do administrativo.
O evento tem como temática a “Advocacia e gestão pública em Minas Gerais – conhecimento e ações”. O objetivo é ampliar o conhecimento e as ações práticas do órgão, fomentando conceitos e atribuições na advocacia e na gestão pública.
“A gincana conta com quatro fases, apoiadas por servidores públicos da AGE/seccional Pouso Alegre, orientando os estagiários nas estratégias operacionais e técnicas visando capacitar futuros profissionais para o segmento público”, explica a procuradora do estado Paloma Inaya Nicoleti da Silva, coordenadora da unidade.
A primeira fase ocorreu em 15 de agosto. Orientados pela procuradora, os estagiários redigiram uma petição para demonstrar o conhecimento em direito público e prospectar tecnologias como o ChatGPT, que auxilia como ferramenta de apoio.
A segunda fase, em 18 de agosto, irá abordar os 20 anos da AGE-MG, criada em julho de 2003 por meio da Emenda à Constituição nº 56, que unificou a Procuradoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral da Fazenda Estadual. A tarefa será responder perguntas elaboradas pelo instrutor Lucas Alves, servidor da AGE.
A terceira fase será em 25 de agosto e terá como orientadoras as servidoras Karina Xavier e Débora Avelino. A tarefa: ofício SEI para cumprimento de sentença. O objetivo é instruir a importância da gestão de documentos para o andamento eficaz e de qualidade dos serviços prestados.
No mesmo dia, ocorrerá a quarta e última fase: administração pública, que tem novamente as servidoras Karina Xavier e Débora Avelino como orientadoras. A tarefa: carga de autos no fórum. O objetivo é a comunicação assertiva em órgãos públicos.
Os três estagiários mais bem colocados na gincana serão premiados com medalhas.
A gincana foi idealizada e estruturada pelo servidor Lucas Alves que, em razão da iniciativa, foi parabenizado pelo Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí (Sindvale) com uma inscrição para o Hack Town 2023, maior evento de inovação, tecnologia e sustentabilidade da América Latina e que acontecerá na cidade de Santa Rita do Sapucaí.
Acompanhe as notícias da AGE-MG também pelo Youtube. Aproveite e se inscreva em nosso canal:
Digite o número referente à função de sua escolha