O major Rodrigo Lima Ferreira e o 3º sargento Arlensson Gomes de Andrade, lotados na Assessoria de Relações Institucionais (Arins) e que prestam serviços à Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), foram agraciados na manhã desta sexta-feira com a medalha do Mérito Militar, no grau prata, cuja homenagem é realizada aos policiais que completam 20 anos sem punição pela corporação e relevantes serviços prestados à instituição e, consequentemente, à sociedade.
A comenda foi implementada em outubro de 1937 e, além do grau prata, também homenageia militares nas versões bronze (10 anos de serviços relevantes) e ouro (três décadas na corporação). A solenidade ocorreu no auditório Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), a Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Prado, em Belo Horizonte.
A solenidade também faz parte das comemorações dos 20 anos da criação da Arins, presente em diversos órgãos públicos, dentro e fora da estrutura do Estado. Além da AGE, a Arins presta serviços à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à Procuradoria-Geral de Justiça, ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, à Ouvidoria Geral do Estado, à Secretaria de Planejamento e Gestão, à Controladoria-Geral do Estado, à Defensoria Pública de Minas Gerais etc.
“Em nome da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, reforço o agradecimento dos serviços prestados pela Polícia Militar e destaco o comprometimento, o empenho e a dedicação dos policiais militares em exercício na AGE”, disse o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro.
“É uma condecoração importante. Agradeço a Deus, ao apoio de todos da AGE e à Polícia Militar pelo reconhecimento”, explanou o major. ”É uma honra ser policial militar, uma honra servir a sociedade e uma honra estar lotado na AGE”, agradeceu o 3º sargento.
Atribuições da Arins
Subordinada ao comandante-geral, a Arins tem como atribuição detectar, nos órgãos federais, estaduais ou municipais, na comunidade nacional e internacional, ou na própria Polícia Militar de Minas Gerais , atos ou fatos que possam mudar ou influenciar na constituição jurídica, na conduta interna ou externa da corporação; assessorar o Comando-Geral nos assuntos referentes às relações da PMMG com órgãos governamentais externos e entidades da sociedade civil; gerenciar tecnicamente, no nível de Direção-Geral, as atividades relacionadas às relações interinstitucionais da PMMG.
Também faz parte das funções supervisionar o cumprimento das diretrizes e das normas internas relacionadas à sua atividade; apoiar a Diretoria de Comunicação Organizacional na promoção da imagem da PMMG nos cenários nacional e internacional como referência em segurança pública; coordenar e supervisionar o emprego de policiais militares na atividade de assessoria e apoio aos órgãos externos e manter acompanhamento dos assuntos de interesse da Corporação perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como junto ao Ministério Público, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Digite o número referente à função de sua escolha