“Aquele 25 de janeiro de 2019 não sai da minha memória. Eu era o comandante do policiamento da região onde a barragem da mineradora Vale se rompeu, em Córrego do Feijão, povoado de Brumadinho. Minha jornada de trabalho, que havia começado às 9h, só foi terminar às 6h do dia seguinte. Estava exausto, mas dedicado a salvar vidas. Perdi muitos amigos. Um dia triste para Minas Gerais e o Brasil”, recorda, emocionado, o 3 Sargento da Polícia Militar Arlensson Gomes de Andrade, hoje lotado na Assessoria de Relações Institucionais (ARINS) e que presta serviço na Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
O policial foi homenageado nesta quinta-feira (10.12.2020) com o Título de Cidadão Benemérito de Brumadinho, honraria concedida pela Câmara Municipal pelos excelentes serviços prestados à população da cidade e pela “exímia atuação à frente dos trabalhos no desastre do rompimento da barragem em Córrego do Feijão. Além do título, o sargento foi agraciado com uma menção de aplausos.
A patrulha comanda pelo sargento foi a primeira a chegar ao local onde a barragem se rompeu. Diante de uma espécie de mar de lama formado por milhares de toneladas de rejeito de minério de ferro, o policial e sua equipe deram início aos trabalhos de buscas pelos sobreviventes.
Texto continua abaixo da imagem
“Salvamos vidas, tiramos pessoas da lama e repassamos as primeiras informações ao comando da PM”, recorda o 3 sargento. Foram cenas horríveis, mas um dos lemas da Polícia Militar de Minas Gerais é: “Nossa profissão, sua vida”.
O estouro da estrutura em Córrego do Feijão, considerado um lugarejo até então bucólico, deixou 270 mortos (alguns corpos ainda não foram localizados).
“O pós-rompimento foi ainda mais desafiador. Mas graças a Deus conseguimos fazer um bom trabalho em apoio aos moradores – muitos meus amigos – daquela localidade”, finalizou o homenageado.
Assessoria de Comunicação da AGE-MG
(31) 3218-0770
comunicacao@advocaciageral.mg.gov.br
Digite o número referente à função de sua escolha